Conheça os pontos preferidos dos apaixonados por esportes de aventura no DF

Publicação: 23/11/2013
Atualização: 17:26

 A Fercal é um dos pontos de escalada mais próximos do Plano Piloto. Ainda há opções para rapel, mountain bike, skate e queda livre

Estabelecida no centro do país e cercada pelo Cerrado, Brasília se tornou uma das referências nacionais na prática de esportes radicais. Cachoeiras, rios, trilhas e cavernas do DF ou Entorno recebem visitas semanais de grupos de aventureiros procurando um pouco mais de adrenalina e a descoberta de novos lugares. Algumas dessas pessoas não esperam retorno financeiro e se reúnem interessadas apenas com o objetivo de criar tribos apaixonadas pelo esporte.

É o caso do pessoal do Rebas do Cerrado, uma equipe de mountain bike que se encontra todo fim de semana para explorar as trilhas da região. Com 10 anos de existência, o grupo é um dos mais famosos do DF e faz saídas com cerca de 200 pessoas por domingo. “Qualquer um pode participar. É só olhar a programação no nosso site e aparecer. Antes de cada trilha, fazemos uma preleção e damos um apoio para os novatos”, explica Paulo César Santana, um dos líderes do projeto.

Mas não é apenas em matas e rios que os aventureiros do DF buscam se exercitar. Alguns esportes radicais utilizam a paisagem urbana e atraem olhares curiosos de quem passa. “As pessoas olham e acham que somos um bando de malucos, mas não é nada disso. Só estamos nos divertindo e praticando um esporte. Recomendo a todos”, comenta Gustavo Barreto, um dos fundadores do grupo Pêndulo, especializado em rapel e quedas livres.

A equipe já pulou de pontes, prédios abandonados e tem como próximo desafio um salto de 120 metros de altura, na Torre de TV Digital. Os integrantes do grupo chamam o projeto de dream jump (pulo dos sonhos). “Estamos estudando o local para executar a ideia em 2014. É uma queda livre em que ficamos presos só por cordas”, explica Barreto. O Pêndulo publica na internet as novidades e a programação de atividades e interessados podem procurá-los para entrar no mundo dos saltos.


Saiba mais:
Alguns grupos radicais de Brasília

» Rapel e pêndulo humano
Equipe Pêndulo: www.pendulo.com.br
Calangos do Planalto: www.calangosdoplanalto.com.br

» Mountain bike
Rebas do Cerrado: www.rebasdocerrado.com.br

» Skate
Skate Brasília: www.skatebrasilia.com.br

» Escalada e rafting
Itakamã Ecoturismo: www.itakama.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas