As regras das cias aéreas para transportar bike

ESPECIAL FERIADÃO

Por Pedro Sibahi
Vai fugir de avião no feriadão de 15 de novembro? Saiba então que cada companhia aérea possui regras próprias para o transporte de bicicletas, pranchas e equipamentos de mergulho. A seguir, compilamos as políticas das principais empresas que atuam no Brasil.

ENTENDA
Medida: as companhias medem o tamanho da bagagem em centímetros lineares. Ou seja, comprimento + largura + altura (e não em volume, que seria comprimento x largura x altura).
Despachar: todas as bagagens grandes são despachadas na hora do check-in, ou seja, elas não vão junto com o passageiro, mas em um compartimento separado no avião, ou até mesmo em outro voo.
Franquia: permissão de entrada ou saída de mercadorias com isenção de pagamento de impostos ou de controle aduaneiro.

TAM
Aceita bicicleta despachada dentro da franquia, ou seja, até 23 quilos somando todas as malas para voos nacionais ou até 32 quilos em voos internacionais. Caso o peso total ultrapasse a franquia, a empresa cobra, para cada quilo excedido, 0,5% do valor do preço da passagem, na tarifa mais alta do trecho viajado. As bikes são despachadas somente com os pneus vazios, guidão alinhado ao quadro e sem os pedais.

Contatos: 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais cidades); www.tam.com.br.

GOL
Aceita equipamentos dentro da franquia de 23 quilos por passageiro para voos nacionais e 32 para internacionais, somando todas as bagagens despachadas. Para cada quilo extra à franquia, a companhia cobra 0,5% do valor da tarifa econômica do trecho viajado. A companhia “recomenda” que as bikes sejam despachadas dentro de embalagens próprias, de acordo com a preferência do passageiro.

Contatos: 0800-704-0465; www.gol.com.br.

AZUL
Também aceita equipamentos esportivos despachados dentro da franquia de 23 quilos em voos nacionais, somando todas as bagagens despachadas. Caso o peso total ultrapasse o valor da franquia, a empresa cobra 0,5% sobre o valor da tarifa do próprio voo por quilo excedido. A empresa não informa nenhuma especificação para transporte, mas é recomendável retirar os pedais, esvaziar os pneus, prender o guidão no quadro e utilizar uma embalagem de papelão ou sacola apropriada.

Contatos: 4003-1118; www.voeazul.com.br.

TRIP
O peso dos equipamentos esportivos também está incluído na franquia de 23 quilos por passageiro. Para cada quilo extra, é cobrado 0,5% sobre o valor da tarifa do próprio voo. Para o transporte, idem Azul.

Contatos: 0800-722-8747; www.voetrip.com.br.

LAN
As franquias de bagagem da LAN, assim como as tarifas cobradas por excesso, variam de acordo com a rota. O custo em voos dentro das Américas é 120 dólares por bagagem extra de até 23 quilos. A bicicleta deve ter o guidão preso ao quadro e os pedais retirados ou ser embalada em algum material que proteja as outras bagagens. Não deve ocupar mais de 203 centímetros lineares.

Contatos: 0300-788-0045; www.lan.com.

AMERICAN AIRLINES
Para despachar artigos esportivos, a empresa cobra 150 dólares por cada item despachado. Bicicletas só são aceitas as não motorizadas; os pedais precisam ser retirados e o guidão preso ao quadro, ou essas partes precisam ser embaladas com plástico-bolha; o quadro e rodas precisam estar embalados em sacola ou caixa específica para este transporte; se a bike tiver menos de 157 centímetros lineares e até 32 quilos, pode substituir uma das bagagens da franquia.

Contatos: (11) 4502-4000 (São Paulo), (21) 4502-5005 (Rio de Janeiro), 0300-789-7778 (demais localidades); www.aa.com.br.

TAP
A bike deve estar com os pedais removidos e com o guidão de lado, preso ao quadro; como alternativa, pode ser embalada em celofane ou outro plástico, ou colocada em uma caixa de papelão; em voos saindo do Brasil, uma bicicleta que ocupe até 158 centímetros lineares pode ser despachada dentro da franquia de bagagem; em voos intercontinentais, a empresa cobra 150 euros por equipamento.

Contatos: 0300-210-6060; www.flytap.com.br.

LUFTHANSA
A companhia alemã possui uma tarifa única baseada em peso e tamanho para trsnportar equipamentos em voos intercontinentais: equipamentos com até 15 quilos e 140 centímetros lineares custa 150 dólares; até 32 quilos e 200 centímetros lineares 250 dólares; até 50 quilos e 277 centímetros lineares 500 dólares. Quanto a bike a empresa não informa nenhuma especificação para transporte, mas é recomendável retirar os pedais, prender o guidão no quadro e utilizar uma embalagem de papelão ou sacola apropriada.

Contatos: (21) 4700-1672; www.lufthansa.com.br.

AVIANCA
Os equipamentos esportivos são aceitos normalmente dentro da franquia de bagagem. O número de bicicletas transportadas em um voo é limitado a cinco, por isso, é necessário reservar espaço antecipadamente pela central de reservas; não há especificação para a embalagem do transporte.

Contatos: 4004-4040 (capitais) e 0300-789-8160 (demais localidades); www.avianca.com.br.

IBERIA
Tem regras específicas. Bicicleta: para voos saindo e chegando ao Brasil, uma bicicleta pode ser carregada dentro da franquia de bagagem; há uma taxa de 120 dólares por bike extra; as mesmas precisam estar dobradas, com o volante virado e preso no quadro, pneus vazios e pedais desmontados; a companhia oferece embalagem de papelão específica para bikes por 20 euros.

Contatos: (11) 3218-7130; www.iberia.com/br.

Fonte: http://www.webventure.com.br/bike/n/feriadao-regras-e-malas-para-transportar-bikes-e-pranchas/30885


Comentários

  1. Muito boa estas explicações......
    Willian
    Joinville-sc

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  2. Há vantagens e desvantagens em transportar a bike em um mala bike case.

    Uma delas é se você desembarcar num aeroporto no início da cicloviagem e embarcar em outro no final. Por exemplo, nas cicloviagens que se faz pelo litoral brasileiro, em geral você desembarca no aeroporto de uma capital (Salvador, por exemplo) e embarca no de outra (Maceió). Nesses casos, um malabike case é um transtorno (como enviá-lo de um aeroporto para o outro?).

    Outro aspecto é o excesso de peso. Uma amiga que embarcou em Buenos Aires com uma bike levíssima, de menos de 10 kgs, teve que pagar excesso, porque a bike dentro do malabike rígido da thule passou do limite de peso aceito pela TAM....(acho que um malabike desses pesa uns 14 kgs).

    Fiz duas cicloviagens transportando a bike com o sistema tabajara do Dart (embalada em filme plástico para alimentos), e o único problema que tive foi o roubo de uma bomba de ar que estava presa no quadro da bike (dei bobeira). A bike vai montada e vc rapidamente já está com ela pronta para uso assim que desembarca.

    Léo
    Brasília

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  3. Olá
    Estou nos EUA e quero aproveitar pra levar uma bike daqui. Vou viajar pela United airlines. Você sabe alguma informação em relação e esta empresa? Normalmente tenho direito a 2 malas de 32 kg, mas vou levar somente uma.
    Obrigada
    Lívia

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  4. Bom dia
    Vou despachar uma bike da Austrália para o Brasil..
    Pela companhia aérea Emirates ,a minha caixa de papelão para despachar a bike no avião tem as seguintes medidas: 170cm Linear, 107 cm Altura e 23 de Largura.
    Ao todo 300 cm.. com o peso de 23 kg.
    Terei algum problema na hora do checking.
    Obrigado

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