Rebas do Cerrado mapeia 36 percursos de mountain bike no DF

Com 10 anos de existência, o grupo é um dos mais populares da cidade. Qualquer pessoa pode participar dos passeios

Publicação:

16/09/2013 11:15

O Rebas do Cerrado na Ermida Dom Bosco: grupo tem mais de 4.300 cadastrados, mas não é preciso se inscrever para se juntar à turma
“Se você é de Brasília, sua bicicleta não faz inveja a ninguém, seu preparo físico não é lá essas coisas, mas ainda assim curte pedalar em grupo, aproveitar a natureza e as aventuras, você achou o que procurava.” Esse é um trecho do texto convidativo do Rebas do Cerrado, um dos principais grupos de mountain bike do DF. Fundado há 10 anos, tem por objetivo fugir da prática exclusivamente competitiva da modalidade. Atualmente, conta com mais de 4.300 cadastrados.

“Eu e meu marido gostávamos de pedalar, mas todos os grupos que experimentávamos eram muito preocupados com competição. E nós só queríamos curtir. Então, com mais seis amigos, criamos o Rebas. O nome vem da palavra ‘rebarba’, aqueles que sempre chegam por último”, explica Janice Pereira, única idealizadora que continua no projeto. Aos 51 anos, ela é a mais experiente do grupo e comanda uma turma de sete coordenadores que organizam as trilhas e saídas dominicais.

Segundo eles, cerca de 250 pessoas, em média, saem para pedalar com o grupo por fim de semana. “Tem um pessoal que vai regularmente, mas sempre há uns novatos também. É por isso que, antes de cada saída, fazemos uma preleção para explicar como funciona e os cuidados que as pessoas têm que tomar”, conta Paulo César Santana, o Capitão. Ele é responsável pelo que chama de “cozinha” das trilhas. “Fico com a galera que tem um ritmo mais lento, que fica para trás. É ali que começam as amizades e marcamos os churrascos, festas, é ótimo”, brinca.

Com tanto tempo de estrada, o Rebas já passou por diversas trilhas do DF e do Entorno e não desperdiçou a experiência. No site, uma lista com 36 percursos catalogados prova a organização ímpar do grupo. Todos são classificados entre fáceis, médios ou difíceis e contam com detalhes sobre o trajeto. “Nossa comissão de trilhas, composta por quatro pessoas, passou por cada uma delas e avaliou tudo em detalhes. É bom para facilitar e passar segurança às pessoas”, esclarece Paulo César. Qualquer um pode sugerir uma trilha e submeter à avaliação da comissão.

Programe-se
O Rebas do Cerrado sai para trilhas todos os domingos, e qualquer um pode participar. Não é necessário se inscrever.
É só verificar o cronograma e aparecer no ponto de encontro marcado no site www.rebasdocerrado.com.br.
 

Comentários

Postagens mais visitadas